Senado e Câmara elegem novos presidentes


Os senadores e deputados decidiram nesta segunda-feira (01.02.2021) seus futuros presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados pelos próximos 2 anos.

O Senado elegeu no final da tarde desse dia (1º) Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como seu 68º presidente. O senador foi eleito presidente da Casa com 57 votos, derrotando Simone Tebet (MDB-MS), que obteve 21 votos. Ele será o presidente do Senado, e do Congresso Nacional, pelos próximos dois anos.

Rodrigo Pacheco nasceu em Porto Velho, em 3 de novembro de 1976. Ele é advogado e está em seu primeiro mandato como senador. Antes, foi deputado federal entre 2015 e 2018, quando presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. No Senado, atuou como vice-presidente da Comissão de Transparência e Governança (CTFC).

Já a Câmara dos Deputados elegeu o deputado Arthur Lira (PP-AL) como novo presidente. O parlamentar foi eleito nesta segunda-feira (1º), em primeiro turno, com 302 votos e comandará a Casa no biênio 2021-2022. Em segundo lugar ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos. 

Arthur Lira nasceu em Maceió, em 25 de junho de 1969. Ele é advogado e se elegeu pela primeira vez em 1992, quando se tornou vereador em Maceió (AL). Lira ficou mais um mandato como vereador e outros três como deputado estadual. O parlamentar desembarcou em Brasília em 2011, eleito deputado federal pela primeira vez no ano anterior. Está no terceiro mandato na Câmara, tendo passado pela liderança do PP e pela presidência de comissões importantes, como a de Constituição e Justiça (CCJ).

Postar um comentário

0 Comentários