Natural de Russas, o bispo emérito era o único bispo conciliar do Brasil ainda vivo, tendo participado do Concílio Vaticano II
Faleceu nesta segunda-feira, 9, aos 94 anos, Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, bispo emérito do município de Iguatu, distante 366 quilômetros de Fortaleza. O falecimento foi comunicado pelo atual bispo do município, Dom Edson de Castro Homem.
![]() |
| (Foto: Reprodução/Diocese de Iguatu) |
Tendo dedicado 70 anos de sua vida ao sacerdócio, Dom Mauro instalou as bases da Diocese de Iguatu e trabalhou na formação de seminaristas e padres. Natural de Russas, o bispo emérito era o único bispo conciliar do Brasil ainda vivo, tendo participado do Concílio Vaticano II. A convite do papa João XXIII, o Concílio foi realizado entre os anos de 1962 e 1965 com bispos de todo o mundo, buscando modernizar a Igreja e atrair os cristão afastados da religião.
Dom José Mauro nasceu no ano de 1925, filho do farmacêutico José Ramalho de Alarcón e Santiago, então prefeito de Russas, e de Maria Ramalho de Alarcón e Santiago. Ele foi o primeiro bispo de Iguatu, estando a frente da diocese por 38 anos.
A diocese de Iguatu decretou luto oficial por sete dias, "para que as devidas honras e despedidas sejam prestadas pela população que tanto ama dom Mauro", foi dito em nota divulgada pelo atual bispo do município, Dom Edson de Castro Homem.
(Do O POVO Online)

0 Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog IRAPUAN PINHEIRO NOTÍCIAS