Maior registro ocorreu no município de Palmácia com 40,2 milímetros.
No último dia de abril choveu em 85 cidades do Ceará entre as 7h deste domingo (29) e as 7h desta segunda-feira (30), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Choveu em todas as regiões destaque para Região Jaguaribana, Litoral Norte de Fortaleza, Região da Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns.
Maior registro ocorreu no município de Palmácia (Maciço de Baturité) com 40,2 milímetros. Seguido por Ipu (37 milímetros), Pacajus (36,8 milímetros), Paracuru (33,2 milímetros), Ibaretama (32 milímetros) e Aratuba (31 milímetros).
De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, o feriado do Dia do Trabalho, como também o restante da semana será chuvosa.
“Há possibilidade de precipitações mais generalizadas no estado. Para segunda, a tendência é semelhante. Ao longo do fim de semana, o centro e o norte do estado serão mais beneficiados. Já na segunda e na terça, há tendência de chuvas em todas as regiões”, explica.
Apesar da redução das chuvas na última semana, abril termina como um mês chuvoso. Balanço até hoje indica média de 208,7 milímetros, o que representa 11% acima da normal climatológica, que é de 188 mm. O dado é o maior desde abril de 2009.
Confira as 10 maiores chuvas por Municípios no dia:
Palmácia (Posto: Palmácia) : 40.2 mm
Ipu (Posto: Ipu) : 37.0 mm
Pacajus (Posto: Pacajus) : 36.8 mm
Paracuru (Posto: Paracuru) : 33.2 mm
Ibaretama (Posto: Fazenda Niteroi) : 32.0 mm
Aratuba (Posto: Aratuba) : 31.2 mm
Iracema (Posto: Iracema) : 31.0 mm
Guaiúba (Posto: Guaiuba) : 28.0 mm
Horizonte (Posto: Horizonte) : 28.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 27.0 mm
Previsão para segunda-feira:
Nebulosidade variável com períodos de chuva em todo o Ceará ao longo do dia.
Previsão para terça-feira:
Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e no Cariri. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva no decorrer do dia.
Previsão para quarta-feira:
Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa Litorânea e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.
Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 8,58 % da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 9,68% do volume máximo.
(Do G1 CE)
0 Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog IRAPUAN PINHEIRO NOTÍCIAS