Nos últimos quatro dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que traz chuvas para o sertão cearense durante o inverno mantém-se afastada, por isso houve uma diminuição das precipitações. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou entre as 7 horas desse sábado (8), e 7 horas desse domingo (9), chuvas em oito municípios. As três maiores foram observadas em Viçosa do Ceará (27mm), Tamboril (26mm) e Mucambo (20mm).
Na madrugada desse sábado, a Funceme registrou chuvas em 14 municípios. As cinco maiores foram verificadas em Baixio (2mm), Crateús (20mm), Lavras da Mangabeira (14mm), Novo Oriente (10mm) e Cedro (7mm). Para hoje, segunda-feira, a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável ao longo do dia, com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e noroeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.
Para amanhã, terça-feira (11), de acordo com previsão da Funceme, haverá nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado. "É comum e esperado durante a quadra invernosa alternância de dias com chuvas e outros com ausência ou mesmo redução da pluviometria, variando por regiões", explicou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.
Abril é o terceiro mês da quadra invernosa e segundo a média história registra-se menor índice pluviométrico do que em relação a março. Os principais açudes, estratégicos para o abastecimento dos grandes centros urbanos permanecem com baixo volume. "Sem dúvida, o quadro é de preocupação para todos, governo, produtores e moradores", disse o secretário Executivo da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Aderilo Alcântara. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) prevê para o sertão nordestino chuvas abaixo da média no bimestre - abril e maio. A Funceme mantém a previsão de ocorrência de um volume pluviométrico dentro da média no trimestre - março, abril e maio.
(Diário do Nordeste)

0 Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog IRAPUAN PINHEIRO NOTÍCIAS