Representantes do Ministério de Minas e Energia, ONS, Chesf, EPE e ANEEL apresentaram os principais projetos, avanços e entraves enfrentados pelo setor no que se refere à construção e ampliação das redes de transmissão e subestações para conexão e escoamento da energia na Rede Básica. As contribuições técnicas vão subsidiar o Plano Estadual de Energia, que está sendo elaborado pela Secretaria da Infraestrutura. Para o secretário da pasta, André Facó, o planejamento pensa o Ceará daqui a 20 anos. “Nossa meta é trazer o estado para a liderança do setor de energias renováveis no país, transformando essa vocação em desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população de forma sustentável”, destacou André Facó.
No encontro, também foi debatida a criação do Comitê de Monitoramento de Obras do Setor Elétrico no Estado do Ceará, que contará com a participação de todos esses atores e terá o objetivo de acompanhar e avaliar permanentemente as ações do setor. “Vamos elaborar um plano de ação para que todas as obras que foram paralisadas e as novas obras do setor elétrico no Ceará possam acontecer”, pontuou o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Renato Rolim.
O titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), José Ricardo Araújo, reforçou que a autarquia também está preparada para contribuir com o avanço do Estado no cenário nacional na geração de energia limpa. “A Semace é a responsável pelo licenciamento da grande maioria desses empreendimentos. Nós possuímos um corpo técnico bastante qualificado e experiente que analisa com critério todos os pedidos de licença ambiental para usinas eólicas, solares”, destacou Araújo.
Também participaram da reunião o secretário-chefe de gabinete, Élcio Batista; do secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno; do secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; do procurador geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos; do presidente da Adece, Ferruccio Feitosa; do deputado federal Odorico Monteiro, além de representantes da Eletronorte, BNB, Fiec, Coelce, UFC, MPE, ABSOLAR e ABEEOLICA.
Foto: Carlos Gibaja
Do Site do Governo do Estado do Ceará
0 Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog IRAPUAN PINHEIRO NOTÍCIAS